• Subscrever Newsletter

História

O CIALA, Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano, foi fundado em 1997 pelo Agrupamento de Suinicultores do Litoral Alentejano, ASLA. O objetivo passava por melhorar o nível sanitário, genético e reprodutivo dos efetivos dos seus sócios e suinicultores da região de Santiago do Cacém. O CIALA iniciou a sua atividade com 20 varrascos, tendo evoluído ao longo destes anos por solicitação do mercado.

A primeira ampliação acontece em 2001 e o CIALA atinge a capacidade de 70 varrascos. Em 2002, após nova ampliação, fica com capacidade para 105 varrascos. No ano de 2006, por uma necessidade estratégica e de acompanhamento da evolução da inseminação artificial a nível mundial, surge a parceria ASLA/TOPIGS Portugal nascendo a nova empresa AIM CIALA.

A AIM CIALA passa a fazer parte do grupo AIM Worldwide - Artificial Insemination Management, organização internacional especializada em serviços de reprodução e difusão genética.

No sentido de melhorar a qualidade da dose de sémen, foi implementando em 2006 o Sistema de Gestão de Qualidade UNE-EN-ISO 9001:2008, para o qual se obteve a certificação em Março de 2009, sendo o 1º Centro de Inseminação Artificial certificado em Portugal. A ISO é para a AIM CIALA uma ferramenta de trabalho, em que todos os processos de produção de doses seminais, distribuição e controlo de qualidade são registados e controlados. O Centro de Inseminação procura assim uma melhoria contínua dos processos e atuações, com o objetivo de servir cada vez melhor os seus clientes.

Em 2010, após a construção de duas novas naves para varrascos, o CIALA atinge a sua capacidade atual de 200 animais. No entanto, devido à solicitação por parte do mercado, a AIM CIALA desenvolve uma parceria com a Cooperativa de Criadores de Gado da Benedita, na perspetiva de desenvolver a distribuição e comercialização de sémen na região da Benedita e constituir uma plataforma logística para o centro e norte do país. Em termos de infraestruturas sanitárias o Centro de Inseminação Artificial da Benedita, CIABEN, foi complementado com um moderno sistema de filtração de ar de modo a poder garantir a segurança sanitária dos seus clientes. Atualmente, o CIABEN conta com um efetivo de 46 animais de várias linhas genéticas.

Em Outubro de 2013, a AIM CIALA assumiu uma nova parceria e instalou um núcleo satélite para varrascos em Vendas Novas com a capacidade de 28 animais. No CIANOV, Centro de Recolhas de Vendas Novas, pretende-se formar um núcleo satélite das raças autóctones portuguesas.

A AIM CIALA tem aumentado as suas vendas, tendo em 2013 vendido 564 000 doses de sémen. A evolução técnica do sector e inevitavelmente pela postura comercial e técnica que sempre demonstrou junto dos suinicultores tem sido a chave para este crescimento.

Atualmente, a AIM CIALA possui Centros de Inseminação Artificial Oficiais de elevada biossegurança, sendo os seus laboratórios equipados com alta tecnologia para a produção e controlo de qualidade das doses seminais de suíno.

Identificando-se como centros multi-genéticos dispõe ainda de várias soluções para os seus clientes: desde varrascos propriedade da AIM CIALA, varrascos propriedade do cliente e aluguer de parques.

Dispõe de uma frota de 7 viaturas para assegurar a distribuição de sémen aos seus clientes, de norte a sul de Portugal, duas vezes por semana.

Contacte-nos

Não hesite em entrar em contacto connosco.
Escolha um dos contactos disponíveis e fale connosco.

  • Morada:
    Pinhal do Concelho, Apartado 159
    7540-909 Santiago do Cacém, Portugal
  • E-mail:
  • Telefone:
    (+351) 707 20 50 51
  • Telemóvel:
    (+351) 969 30 50 59
  • Fax:
    (+351) 269 82 68 58

Fale Connosco

Se tiver alguma questão, sugestão ou comentário envie-nos uma mensagem. A sua opinião é importante para nós.